Engenharia de Software

Um software (programa de computador) é o instrumento que dirige e dá vida aos computadores. Está em todos os lugares como na lista de contatos de um celular, no tratamento de imagens de uma câmera digital, no controle de estoque de uma empresa, na edição de textos ou no funcionamento e uso da internet.
O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software da UFC em Russas tem como objetivo formar profissionais aptos a introduzirem melhorias e a participarem efetivamente de empreendimentos de software voltado para os mercados local e global, oferecendo a base teórica suficiente para que os seus egressos possam manter-se constantemente atualizados.

 

Mercado de Trabalho

O egresso do curso é capaz de produzir modelos abstratos correspondentes a softwares e realizá-los. Ou seja, o egresso do curso é capaz de especificar, projetar e construir um software com qualidade, como também, realizar atividades de manutenção de software. Com este perfil, o profissional poderá atuar como responsável por empreendimentos de software e participar ativamente destes, qualquer que seja o software, qualquer que seja o domínio.
Em todo o mundo há notório e extenso mercado para este profissional, seja empregado por empresas, ou ocupando-se em atividades empreendedoras na construção de um produto inovador. Algumas das funções que um egresso do curso de engenharia de software é capaz de desempenhar:

Analista de Sistemas:
A função do analista de sistemas dentro de uma empresa abrange vários processos, que vão desde a identificação inicial das necessidades específicas que devem ser endereçadas pelo projeto, até a própria arquitetura, documentação e desenvolvimento do software em questão.
O profissional deve ser capaz de trabalhar com as principais linguagens de programação do mercado, como Java, C e NET, conhecer estruturas de dados e interoperabilidade entre diferentes aplicações, para que possa tanto desenvolver softwares novos quanto otimizar e integrar aplicações já existentes.
Por conta da enorme diversidade de projetos de software, o profissional deverá ser capaz de lidar com várias tecnologias, sistemas operacionais e plataformas de desenvolvimento e banco de dados diferentes para atender as exigências do mercado.

Analista de Qualidade de Software:
Existe muita confusão no mercado relativamente a quais as funções de um analista de qualidade de software. No entanto, para clarificar quaisquer incompreensões vale citar que o analista de qualidade de software é o profissional que valida o processo utilizado na criação e desenvolvimento do mesmo.
Este profissional está envolvido no desenvolvimento do software, participando ativamente do processo de programação e, quando este é finalizado, o analista de qualidade de software tem como responsabilidade a validação e certificação do processo usado no desenvolvimento do programa, de forma a garantir a qualidade do mesmo. Dessa forma, o analista de qualidade de software se distancia do analista de testes – função que por vezes se sobrepõe à análise de qualidade, mas que não tem o mesmo objetivo –, na medida em que o analista de testes é o responsável pela validação do produto final em si e não da forma como este foi elaborado.
 
Arquiteto de Sistemas:
Um arquiteto de sistemas é a pessoa que irá pensar na organização lógica do funcionamento do sistema. Ele irá fazer toda a conexão entre as propriedades externas e internas, baseando-se em padrões, informações, premissas e restrições para montar a comunicação entre os elementos existentes.
Todos os sistemas funcionam de acordo com uma arquitetura que foi previamente programada e que pode ser de média a alta complexidade. O arquiteto de sistemas pensa nos meios lógicos e físicos que irão trazer a solução para os projetos de TI, seja a produção de um software ou de um site.
Para quem tem afinidade com a área de exatas, é importante saber que esse é um trabalho bem remunerado e com poucos profissionais de qualidade no mercado. Um dos motivos é que é preciso muito estudo e constante atualização para se manter no padrão das empresas, acompanhando todas as novidades tecnológicas que estão no mercado. Outro motivo é que esse é o cargo que possui mais responsabilidade em um projeto, já que ele é quem deve enxergar o que o cliente está buscando e fazer com que a lógica de funcionamento atenda a essa necessidade.
 
Analista de Requisitos:
O analista de requisitos é a peça fundamental na criação do produto que se transformará no software. Transmite para a equipe de desenvolvimento o que foi relatado pela parte que encomendou o software e outros detalhes que o analista de requisitos conseguiu mapear por observações e entrevistas. Possui a difícil tarefa de traduzir as diversas perspectivas em uma especificação e manter o elo entre todos os stakeholders.

 

 

SUGESTÃO DE ASSINATURA ELETRÔNICA DO GOV.BR

Link do site: assinador.iti.br

Link do video com passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=v7VKeVHBE2s

 

Contatos:

Coordenador: Prof. Dr. Anderson Feitoza Leitão Maia
e-mail: andersonflmaia@ufc.br

Tel: (88) 3411-9208

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Reuber Regis de Melo
e-mail: rfdapaz@ufc.br

Secretária do Curso : Isabelle Ferreira Xavier
Email: coord.software@ufc.br
Tel:(88) 3411-9217



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DE RUSSAS

Avenida Felipe Santiago, 411, Campo Federal, Russas - CE, CEP: 62900-420

Telefone: (88) 3411 - 9218

E-mail: russas@ufc.br